Skip to main content

Perspectivas econômicas no Prato Principal

Na última reunião-almoço do ano da ACI, o economista Igor Morais, professor e sócio-economista da Vokin Investimentos, e eleito o Economista do Ano/2013, pelo CORECON-RS, palestrou sobre as “Perspectivas Econômicas para 2014”, no dia 05 dezembro, na Sociedade Ginástica.

Pautando o Cenário Econômico internacional e nacional, o economista também avaliou os principais riscos para o próximo ano. Sobre a economia norte-americana, explicou sobre as tomadas de decisões pós-crise e porque ela afeta o cenário brasileiro. “A economia dos EUA ainda não chegou no nível de 2007, devido aos investimentos, mas está se encaminhando”, observou ele, ao também citar a situação econômica européia. “O grande problema na Zona do Euro é o desemprego, com um total de 19 milhões de pessoas que procuram e não encontram uma vaga”.

Em relação à economia brasileira, destacou uma trajetória de desaceleração, ressaltando que o terceiro trimestre de 2013 foi um dos piores para a indústria, desde 2009. “E nós não estamos vivenciando uma crise. Então, algo está errado. Creio que seja o nosso modelo de crescimento”, considerou. Entretanto, avaliou um aumento positivo no quarto trimestre, que deverá ter os índices apresentados somente no próximo ano. “O PIB (Produto Interno Bruto), em 12 meses, aponta para uma ligeira recuperação”.