O Estatuto contém as regras do Clube, com os direitos e deveres dos associados.

Ler o Estatuto do Clube

Ler o Regulamento do Clube

Ata 283 – CONSELHO DELIBERATIVO – REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

SOCIEDADE GINÁSTICA NOVO HAMBURGO
CONSELHO DELIBERATIVO – REUNIÃO EXTRAORDINARIA
Ata nr. 283
Data: 15/09/2015
Local: Sala de Gestão
Aos quinze dias do mês de setembro de dois mil e quinze às 19h00min horas, em segunda chamada, com presença de 49 (quarenta e nove) Conselheiros, deu início a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, conforme edital de convocação transcrito abaixo:

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO CONVOCAÇÃO
Convocamos Vossa Senhoria para a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo que será realizada no dia 15 de setembro de 2015, Terça-Feira, com início às 18 horas em primeira chamada ou às 19 horas em segunda chamada, na Sala de Gestão, com a seguinte:
ORDEM DO DIA:
a) Homenagem Póstuma ao Ex-Presidente Sr. Adroaldo Rodrigues de Campos;
b) Apresentar o Balancete de janeiro à julho de 2015;
c) Apresentação de cenário, tendências e oportunidades para os clubes em tempos de Olimpíadas e crise.
Novo Hamburgo, 17 de agosto de 2015.

Victor Hugo Körbes
Presidente do Conselho Deliberativo

O conselheiro, que deixar de comparecer a três reuniões consecutivas ou cinco intercaladas, perde o mandato.
Não são consideradas as ausências justificadas por escrito e aceitas pelo Conselho Deliberativo.
Portanto, justificativas de ausência devem ser formalizadas por escrito antes da reunião, para registro.
Entregar na Secretaria Geral ou via e-mail para ginasticanh@terra.com.br a/c Conselho Deliberativo da SGNH.
Formada a mesa diretora do Conselho composta pelo Presidente, o Sr. Vitor Hugo Körbes e o 1º secretário, Sr. Tiago Barbosa Macedo.

O Sr. Presidente Victor Hugo Körbes, saúda a todos os presentes bem como uma saudação especial aos conselheiros que estão pela primeira vez e saúda também a Presidente da FEDERACLUBES representada pela Sra. Maria da Conceição Nogueira Pires e de seu
esposo João Carlos Pires.

O Sr. Presidente Victor Hugo Körbes antes de passar a pauta da reunião deixou aberta a palavra aos conselheiros que quisessem fazer uso da mesma, por informação ou mesmo convites: O conselheiro Sr. Edson Kolling que utilizou para convidar a todos os conselheiros, sócios e comunidade para comemorações dos 100 anos do Grupo de Bolão Floriano que Ata 283 Deliberativo.doc Página 2 de 4 neste ano do seu centenário, sendo o grupo mais antigo do Brasil com atividade ininterrupta, está com uma vasta agenda de atividades e em especial a Festa do Centenário que acontece no dia 20 de setembro com um almoço festivo no Salão dos Espelhos, além de um torneio Interclubes nos dias 20 à 22 de novembro.
Logo a seguir a Sra. Margarida Finatto, que representando o handebol solicitou ao MD.
Presidente a oportunidade de se manifestar, com muita emoção a diretora comemorou as conquistas no Campeonato Mercosul de Handebol no dia 07 de setembro, onde as três categorias disputadas conquistaram o troféu de primeiro lugar, troféus estes expostos sobre a mesa diretiva desta reunião , descreveu também as emoções vividas nesta conquista por todos os associados que integram o Departamento de Handebol, e com méritos de todos os pais que se empenham para que as atletas possam desempenhar suas habilidades em quadra. Lembra a diretora que a 2 anos atrás tinha somente 6 atletas e hoje estão com 60, um trabalho realizado com a Gestão do clube alinhada com os pais, com resultados muito bom. Também registrou que nos campeonatos percebeu a alegria dos adversários em disputar contra a SGNH, pela postura correta dos atletas, pais e técnico. Uma calorosa salva de palmas dos presentes mostrou o orgulho desta conquista para o clube.
O Presidente Vitor Hugo Körbes perguntou se mais alguém gostaria de usar a palavra, na negativa parabeniza os atletas e os responsáveis pelas conquistas, como também o Departamento de Bolão e o Grupo Floriano pelos 100 anos, em ato contínuo e solicita a leitura da última ata nº. 282.
Feita a leitura pelo Secretário o Presidente colocou em discussão, nenhum dos presentes se manifestou, então colocou-se em regime de aprovação, onde foi por Unanimidade aprovada a Ata Nº 282 por todos os presentes.

Em seguida passando a ordem do expediente: Registradas as justificativas de ausências dos conselheiros: Veroni Antonio Schneider Dutra, Cláudio Holz, César Luiz Blauth, Fábio de Camargo Focesi, Adriano Inácio Ledur, Cleiton, Fernando Bauer, Ronald Fabian Guiel, Paulo Roberto Becker, João Carlos Maria Rath, Paulo João Lachnit Filho, Guilherme Schwab, Gladiomar Carbonari, Márcio Fernando Fritz, Vanderlei André Reinhart e Luis Felipe Poersch.

Concluído todos os tramites do expediente passou-se a Ordem do Dia:
Seguindo a Ordem do dia no item “a”, o Presidente o Sr. Vitor Hugo Körbes cita a presença das netas do Homenageado Sra. Ana Paula Fleck e Sra. Greici Fleck, e em seguida passa a palavra ao Vice-Presidente de Patrimônio Sr. Astor Cassel para que faça as
devidas homenagens póstumas, de pronto Sr. Astor Cassel diz sentir-se honrado em realizar as homenagens póstumas por convite do Conselho e narra toda a trajetória desde Ex-Presidente no clube e na sua vida, longa narrativa do Sr. Astor Cassel deixo aos presentes conhecimento e história, não só do Ex-Presidente Adroaldo Rodrigues de Campos mas da Sociedade Ginástica.

A neta Greici Fleck pede a palavra e agradece, conta que o avô era muito carinhoso e era um grande pai e colocava a ética e a retidão como pilares de sua vida e que tinha muito amor pelo clube que ajudou a criar.

Com satisfação o Presidente Vitor Hugo Körbes agradece a homenagem realizada pelo Sr. Astor Cassel onde em um recesso de 5 minutos ocorreram as despedidas necessárias dos Ata 283 Deliberativo.doc Página 3 de 4 convidados e os registros fotográficos.

Aberta novamente a Reunião e dando seqüência o Presidente Victor Hugo Körbes segue para o item “b” da ordem do dia e solicita ao Gestor Marcos Roberto Bock para demonstrar o balancete trimestral. Em sua introdução saúda os convidados Sr. João Carlos Ávila Pires e a Presidenta da FEDERACLUBES, Sra. Maria Conceição Nogueira Pires pela presença.
Cita-se as possibilidades de receber investimentos em projetos através da lei de incentivo ao esporte e que poderá receber dinheiro do IR até mesmo por doação de pessoa física e promover de alguma forma aos associados e comunidade para doar para a SGNH.
Lembra que este modo de demonstração de balancete trimestral não é obrigatório por estatuto, mas que nas reuniões de análise críticas, que ocorre nas segundas segundas-feiras de cada mês, podemos verificar e esclarecer todas as dúvidas, transcorrer de várias
informações e dados contábeis, onde de forma transparente e clara todos puderam acompanhar, material este que permanece exposto através de gráficos na sala de gestão onde todos os associados podem ter acesso e acompanhar o clube.

O Gestor após suas colocações e apresentações abriu aos presentes que tendo dúvidas poderiam neste momento se pronunciarem, assim vários dos presentes perguntaram sobre suas dúvidas e todas estas perguntas foram respondidas, ao final o Conselheiro e Diretor Fernando Oscar Geib atenta a todos para que a crise que estamos passando e que esta para o clube deva ser vista como oportunidade e que vindo mais para o clube se economiza mais nos momentos de lazer e que o clube deve se aproximar mais ainda dos associados e que plano de gestão está correto e devemos nos esforçar ainda mais, pois os resultados estão a cada dia melhorando. Concluído a fala do Sr. Fernando Geib o Gestor Marcos Roberto Bock,perguntou se mais alguém teria alguma dúvida quanto ao balancete apresentado, na negativa dos presentes agradeceu a oportunidade e se coloca a qualquer tempo disponível mesmo não tendo reuniões a esclarecer e oportunizar o acesso as informações que venham a necessitar.

Passando para o item “c” da ordem do dia o Presidente Victor Hugo Körbes convida a Presidenta da FEDERACLUBES, Sra. Maria Conceição Nogueira Pires para palestrar aos conselheiros.
A Presidenta saúda o Presidente Sr. Victor Hugo Körbes e a todos os presentes, agradece a acolhida da Sociedade Ginástica e enfatiza todo o apoio que a FEDERACLUBES recebe do clube e parabeniza pelo modelo de gestão que adota, modelo este que é referencia no Brasil e o cenário atual dos clubes. Cita que o país não está perdido e quem sabe como estariam se fosse administrado por Presidentes de Clubes que trabalham de graça e fazem milagres e certamente seríamos um país de sucesso. Em suas palavras ela pede para que os clubes se mostrem mais aos associados. Os clubes foram criados por estrangeiros para reunir os patrícios e matar saudades de sua terra natal, vasta informação do segmento foi descrita em especial ao trabalho da CBC – Confederação Brasileira de Clubes e a FENACLUBES que representa todos os clubes do Brasil.
Após excelente palestra da Presidenta Sra. Maria Conceição Nogueira Pires, o presidente Vitor Hugo Körbes agradece a Sra. Maria Conceição e a todos os conselheiros, ao mesmo tempo pede ao Gestor Marcos Roberto Bock que entregue uma lembrança a Presidente, momento em que o Gestor elogia muito o trabalho da Presidenta e agradece ao seu tempo dedicado a nossos conselheiros.
Após salva de palmas o Presidente Vitor Hugo Körbes agradece a presença de todos e encerra a reunião às 21h21min.
Ata 283 Deliberativo.doc Página 4 de 4 Nada mais havendo a tratar lavrou-se a presente ata que é assinada por este Secretario e
pelo Presidente da reunião, a qual será lida em próxima reunião deste Conselho Deliberativo, conforme estatuto no artigo 50, parágrafo 1º, letra “d”.

VITOR HUGO KÖRBES

Presidente do Conselho Deliberativo

TIAGO BARBOSA MACEDO

1o. Secretario – Conselho Deliberativo