História do G.B. Floriano – 2ª Parte

Grupo de Bolão Floriano. Um dos orgulhos ginasticanos.
A reunião foi realizada na própria sede da SGNH, hoje calçadão, numa 4ª feira a noite dia 20/09/1915, quando, então fundaram este grupo, o qual denominaram de “Grupo de Bolão”.
20 de Setembro de 1915, em plena 2ª Guerra Mundial, data em que também festejamos o fim da Guerra dos Farrapos, oportunidade em que a província se São Pedro, adquiriu todos os direitos que necessitava, para seu desenvolvimento, um grupo de 12 abnegados ginasticanos, em uma reunião fraterna, introduziram na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, mais um grupo de Bolão, pois já existia o grupo de bolão Juventude.
Em virtude de predominar, aqui a língua alemã, com muito cuidado, desenvolviam suas reuniões, pois as mesmas deveriam sempre ser comunicadas a intendência de São Leopoldo e caso não fossem, quando descobertas, seus componentes seriam recolhidos.
Felizmente esta situação se extinguiu, com o término em 1918 desta 2ª Guerra Mundial, voltando tudo a tranquilidade.
O bolão, o qual congregava grande quantidade de pessoas, antes da guerra, com seu término, voltou a fluir.
Existiam, já, naquela época, diversos grupos de bolão, porém entre estes, os quais mais se destacavam eram:
1) Grupo de bolão Frohsin, fundado em 1900 em Hamburgo Velho, na sociedade do mesmo nome, o qual se extinguiu em virtude da fusão com outros clubes formando a sociedade Aliança.
2) Grupo de bolão Juventude, fundado em 1910, o qual aceitava, somente bolonistas solteiros, sendo que quando contraiam matrimônio, eram obrigados a se afastarem, motivo pelo qual não teve longa existência.
3) Grupo de bolão Novo Hamburgo, hoje Floriano, fundado em 20/09/1915, que juntamente com o grupo de bolão juventude desenvolvia suas atividades na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.
4) Grupo de bolão As Margaridas, fundadas em 1º/10/1920 desenvolvia, também suas atividades na Ginástica NH.
Dos grupos de bolão acima citados, sobraram somente dois, os quais ainda hoje disputam torneios e campeonatos:
1) Grupo de bolão Floriano
2) Grupo de bolão As Margaridas
Aguardem os próximos 3 textos que continuarão a contar esta história incrível.
Texto por Astor Cassel do ano 2003.