O Departamento Gente Miúda e o Esporte oferece um ambiente acolhedor e estimulante, propício para que as crianças desenvolvam suas potencialidades e capacidades, assimilando valores importantes para promover o crescimento saudável e feliz dos miúdos.

Um espaço de qualidade e integrado ao seu tempo, que estimula o gosto pelo esporte através de brincadeiras e aulas divertidas.

As crianças são dispostas em turmas de acordo com a idade, que variam de 01 a 12 anos. Cada turma tem sua própria salinha, provida de jogos pedagógicos, brinquedos e livros infantis, e tem, também, seu calendário de atividades semanal repleto de atividades divertidas e educativas.

Tendo clima propício, os miúdos usufruem ao máximo, o amplo espaço físico da Sociedade Ginástica. As taquareiras, a pracinha, as quadras poliesportivas, as quadras de areia e os gramados estão entre os lugares prediletos e ficam à disposição para correr, brincar e praticar esportes.

Na temporada de verão, as piscinas passam a ser uma das atividades diárias para todas as turmas. A piscina infantil, medindo um metro de profundidade, é dividida com os colegas e professores para brincadeiras e jogos.

Os pequenos experimentam diversas modalidades esportivas de acordo com as preferências, que incluem natação, tênis, ginástica artística, voleibol, judô, entre outras atividades.

Tendo como complemento do trabalho esportivo, a realização de atividades que desenvolvam noções, conceitos e percepções, o Gente Miúda forma um modelo específico de educação registrado através dos “trabalhinhos”, com variadas técnicas e materiais, como argila, tinta, canetinhas hidrocores, giz de cera, giz escolar, massinha de modelar, rasgadura, dobraduras, montagens, cartazes, e muitos outros.

Outro princípio do GM é incentivar o bom convívio sócio afetivo, o respeito mútuo e o cuidado com a natureza. Muitas atividades são voltadas a ecologia e buscam a sensibilização de uma geração mais consciente.