Skip to main content

Pro Sports | II Copa Gaúcha promove homenagem com encontro de gerações do Jiu-Jitsu na SGNH

O domingo, 16 de junho, foi  acirrado no tatame e marcou a confirmação de cinco atletas do Rio Grande do Sul no campeonato Sul Brasileiro de jiu-jitsu de Santa Catarina. Com atuações consistentes na II Copa Gaúcha, Renan Rodrigues, Alberto Lottermann, Fabio Pires, Leonardo Rossi e Melissa Cueta conquistaram o primeiro lugar em suas categorias (lista abaixo) e levaram para a casa os pacotes com passagens e hospedagem para a competição que será realizada em Florianópolis nos dias 06 e 07 de julho. O evento ainda deu pontos no ranking que definirá o melhor do estado ao final da temporada.

– Foi mais um passo dado no caminho certo. Queremos fazer de 2013 o melhor ano em termos de competição no Rio Grande do Sul em todos os sentidos: nível técnico, estrutura, premiação, adesão. Já estamos pensando no próximo desafio  – afirma Fernando Paradeda, presidente da Federação Gaúcha.

Com o inédito projeto de levar as etapas a cidades diferentes já colocado em prática, Novo Hamburgo, na região metropolitana, recebeu uma estrutura de sete tatames no ginásio da Sociedade Ginástica. Entre competidores, técnicos e espectadores, 1600 pessoas conferiram as instalações no tradicional clube. A categoria Kids, para crianças com idade entre cinco e 16 anos, marcou presença de forma significativa pela segunda vez consecutiva com 180 inscritos – já havia sido assim na abertura do circuito, em Porto Alegre.

– Nossa ideia é fortalecer o campeonato gaúcho em todo o estado e ter participações de todas as idades. Queremos aumentar a prática do jiu-jitsu em muitas praças. O nível técnico está crescendo no interior e isso precisa ser estimulado. Dá gosto de ver como as comunidades estão entrando em contato conosco para sediar as etapas – conta Lucas Sachs, sócio da Pro Sports, empresa que organiza o circuito.

Fora dos tatames, uma homenagem marcou um encontro de gerações e comemorou em solo verde e amarelo a conquista da atleta Monique Elias. A jovem de 23 anos brilhou no campeonato mundial dos Estados Unidos realizado no final de maio, em Long Beach, na Califórnia. Após vencer suas três lutas por finalização, Monique levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio entre os médios da faixa roxa. No intervalo das lutas, Paradeda, tri-campeão mundial quando competidor e hoje presidente da federação, chamou Walter Mattos, fundador da instituição, um dos precursores da modalidade no RS e referência do Brazilian Jiu-Jitsu, para entregar o troféu à campeã.

– Fizemos questão de enaltecer essa conquista. A Monique está representando muito bem o jiu-jitsu feminino dentro e fora do Brasil. Ela é um exemplo a ser seguido pela dedicação e por tudo o que vem fazendo nos tatames. Isso precisa ser valorizado sempre – afirma Luciana Rangel, sócia na Pro Sports.


ABSOLUTO ADULTO MASCULINO

FAIXA MARROM E PRETA
1º Renan Rodrigues
2º Vinicius Bastos
3º Leonardo Morosetti
3º Rafael Zilio

FAIXA ROXA
1º Alberto Lottermann Junior
2º Bruno Ugarde
3º Pablo Braganca Pereira
3º Luan Abreu Rodrigues

FAIXA AZUL
1º Fabio Bolsoni Pires
2º Iago Martins Duarte
3º Vinicius Ferreira
3º Jackson Pain

FAIXA BRANCA
1º Carlos Eduardo Izaguirre
2º Rodrigo Borba
3º Jardel Martins
3º Guilherme Vicenti Da Silva

ABSOLUTO ADULTO FEMININA

FAIXA BRANCA
1º Melissa Stricker Cueto
2º Natalia Dore
3º Julia Martins
3º Daiane Do Carmo