Chegou ao fim de mais uma edição do Encontro Sul- Americano de Basquete. Foram duas semanas de muita emoção e cestas, no Ginásio da Sociedade Ginástica. Mais de 1000 atletas de 65 equipes Brasil, Uruguai e Argentina competiram nas categorias SUB 12, 13, 14, 15 e 16 masculino.
Na primeira semana (15 a 20 de julho) entraram em quadra os times do SUB 12, 13 e 16. Os paulistanos e mineiros foram os donos da bola. São Paulo (SP), Regatas Akdmia (SP), Mackenzie Esporte Clube (MG) e Tênis Clube Overtime (SP) disputaram as tão sonhadas vagas da Série Ouro.
Na categoria SUB 12, o São Paulo (SP) venceu a partida contra o Regatas Akdmia (SP) por 50 x 49. No SUB 13, deu São Paulo de novo: 40 x 28 contra o Regatas Akdmia (SP). Já no SUB 16, os mineiros do Mackenzie Esporte Clube ganharam do Tênis Clube Overtime (SP) pelo placar de 58 x 54.
Já na segunda semana, as categorias SUB 14 e SUB 15 mostraram muita qualidade técnica e garra dentro e fora das quadras. Os finalistas da competição foram os times Regatas Akdmia de São Paulo e Febamba da Argentina, que brigaram pelo título de campeão nas duas categorias. Mas quem levou a melhor foram os argentinos. No SUB 14, o Febamba venceu por 74x 42, já no SUB 15, a Argentina venceu por 47 x 34 do Akdmia.
“É muito importante para estes jovens terem uma competição como esta. Não só para que possam jogar a nível internacional, mas também para crescerem como seres humanos,” destacou a coordenadora do evento, Isla Krüger.
O 22º Encontro Sul-Americano de Basquete é organizado pela Sociedade Ginástica Novo Hamburgo em parceria com a Federação Gaúcha e Confederação Brasileira de Basketball.
Confira as colocações:
SÉRIE OURO
SUB 12
Campeão: São Paulo (SP)
Vice-Campeão: Regatas Akdmia (SP)
3º lugar: Colégio Mello Dante (SP)
SUB 13
Campeão: São Paulo (SP)
Vice-Campeão: Regatas Akdmia (SP)
3º lugar: Instituto Brazolin (SP)
SUB 16
Campeão: Mackenzie Esporte Clube (MG)
Vice-Campeão: Tênis Clube Overtime (SP)
3º lugar: Campo Alto (Paraguai)
SÉRIE PRATA
SUB 12
Campeão: Jacareí (SP)
Vice-Campeão: Santa Cruz (PE)
3º lugar: S.C. Corinthians (SP)
SUB 13
Campeão: Sociedade Thalia (PR)
Vice-Campeão: Sogipa (RS)
3º lugar: Projeto Cestinha (RS)
SUB 16
Campeão: Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (RS)
Vice-Campeão: Club Hindu “A” (Argentina)
3º lugar: Ansef (PB)
SÉRIE OURO
SUB 14
Campeão: Febamba (Arg)
Vice-Campeão: Regatas Akdmia (SP)
3º lugar: IBBC/CEFID/UDESC/FME (SC)
SUB 15
Campeão: Febamba (Arg)
Vice-Campeão: Regatas Akdmia (SP)
3º lugar: APV Londrina (PR)
SÉRIE PRATA
SUB 14
Campeão: Projeto Cestinha/Sesi/Unisc (RS)
Vice-Campeão: Mackenzie Esporte Clube (MG)
3º lugar: Santa Cruz (PE)
SUB 15
Campeão: Sogipa (RS)
Vice-Campeão: Santa Cruz (PE)
3º lugar: NBPG (PR)