Tecnologia italiana reforça equipe da Voleisul/Paquetá Esportes

Já em ritmo de preparação para o campeonato estadual de vôlei, que se inicia em agosto, a Voleisul/Paquetá Esportes reforçou seu trabalho extraquadra com o Data Volley, software italiano que vem sendo utilizado pelas equipes de ponta em todo o mundo, e também com o Data Video. Na semana passada, durante dois dias, o estatístico da equipe gaúcha, Max Alberti, recebeu treinamento do argentino Genaro Lopez para melhor utilizar as duas ferramentas nos treinos e nos jogos do time.

Os dois programas possibilitam que todas as ações da equipe em quadra sejam monitoradas em tempo real, gerando dados importantes para a avaliação dos atletas e para a correção de posicionamento. “Em primeiro lugar, o software nos mostra que o nosso olho está errado. Esta ferramenta faz um mapeamento completo do desempenho de cada um dos atletas, a partir de sete critérios, o que permite uma análise profunda e revela dados importantes para a comissão técnica”, explica Lopez. “É um sistema inteligente”, salienta. “Além disso, como possibilita o intercâmbio de informações, a ferramenta ajuda a entender como jogam os adversários”, completa o estatístico argentino.

Técnico com passagem pelas seleções de base da Argentina, Lopez conheceu o software em 1994 e logo se interessou pelo trabalho de estatística. Depois de usá-lo nas equipes onde trabalhou, passou a exercer dupla função de treinador e estatístico. Atualmente integra a comissão técnica da seleção argentina, comandada por Julio Velasco, e representa a marca italiana do software.

Com o Data Volley, os treinadores dispõem de números e gráficos, que auxiliam a analisar como a equipe atua e onde pode melhorar. Com o apoio do Data Video, é possível fazer esse acompanhamento também através das gravações de uma câmera posicionada no fundo da quadra. “Se você quiser assistir a todos os saques de um jogador, basta você digitar o número dele. O mesmo vale para outras ações durante a partida”, exemplifica Max Alberti, que passa a utilizar o sistema já no início desta temporada.

TREINOS – A Voleisul/Paquetá Esportes vem treinando em dois turnos, já se preparando para o Campeonato Estadual de Vôlei, programado para iniciar em agosto. As datas da competição deverão ser definidas na próxima semana.

Além da Paquetá Esportes, patrocinador máster da equipe, a Voleisul conta com patrocínio da Doctor Clin e da Flytour e com apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – Pró-Esporte.

A Voleisul/Paquetá Esportes foi criada em dezembro de 2013 e, com pouco mais de quatro meses de trabalho em quadra, conquistou o vice-campeonato da Superliga Masculina B de Vôlei. A equipe integra o Projeto Desportivo Vale dos Sinos, que também desenvolve o programa de judô paralímpico para crianças com deficiência visual na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. Além disso, planeja a realização de cursos de capacitação para professores de vôlei nas escolas da região.

 

créditos:Divulgação Voleisul/Paquetá Esportes