SGNH e Prefeitura apresentam projeto de natação inovador

A Sociedade Ginástica juntamente com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo apresentou na tarde desta terça-feira, 26, o projeto denominado “Natação Mais Vida”, para atender crianças com necessidades especiais. Este projeto visa oportunizar as crianças com necessidades especiais aulas de natação, possibilitando através do contato com a água um maior desenvolvimento da coordenação motora, a redução da fadiga muscular, o crescimento de sua auto-estima e auto-confiança, pois para o deficiente físico o exercício na água significa muitas vezes um momento de liberdade. No mês de outubro foi realizado o projeto piloto, tendo uma grande aceitação dos alunos e pais.

Estiveram presentes o prefeito Antonio Lucas, o secretário de  Educação e Desporto (SMED) Alberto Carabajal, a gerente de Educação Inclusiva e Diversidade Cristiane Sousa Costa, o gestor da SGNH Marcos Bock e demais representantes. Além dos diretores das escolas municipais, pais e alunos.

O gestor da SGNH Marcos Bock realizou a apresentação do Clube e de como será realizado o projeto: “O diferencial está na emoção que este projeto passa. O esporte não tem limites e por isso é apaixonante”, ressaltou.

O prefeito Antonio Lucas destacou a importância da parceria entre a SGNH e PMNH: “É muito importante essa parceria, pois a Ginástica é um referencial em nosso Estado, tem um papel importante no cenário do esporte. É uma grande felicidade ter esse projeto”.

IMG_9401

 

PROJETO

O  projeto inicia no dia 4 de março. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras no parque aquático da SGNH e tem a coordenação integrada da Gerência da Educação Inclusiva da SMED e da Gerência de Esportes da SGNH.

Serão atendidos 16 alunos da rede municipal, sendo divididos em 4 turmas. Os alunos terão idade de 5 à 14 anos. Também será desenvolvido um trabalho de atividades esportivas, com foco na busca do reconhecimento corporal para os acompanhantes  dos alunos.

projeto_natação 06

 

SUPERAÇÃO

O paratleta da SGNH Gabriel Feinten, emocionou  os presentes em seu depoimento. O atleta contou um pouco de sua história de vida, antes do acidente que o deixou paraplégico e das mudanças que precisou fazer em sua vida.

Gabriel tentou várias modalidades de esporte, até chegar na Natação, onde superou barreiras e conquistou o mundo. “No esporte é preciso três fatores fundamentais: vontade, lugar para treinar e alguém para te apoiar, e eu consegui ter todos esses fatores e superar as limitações. Agradeço aos meus técnicos da Ginástica, Pablo e Vinicius, que são referências na minha vida”.

O atleta ainda frisou um fato marcante da sua vida: “Uma vez fui palestrar em uma escola, e  na hora das perguntas dos alunos, um garoto levanta a mão e me fala assim: tio queria ser como você. Esse fato me emocionou muito, ou melhor, me emociona até hoje. Pois ele não viu a cadeira de rodas, e sim o atleta”. Gabriel finalizou: “Se desejamos, precisamos buscar para conquistar”.

 

IMG_9370