Segurança é prioridade na Ginástica

No dia 26 de janeiro, foi realizado mais um procedimento relativo à situações de emergência no meio aquático, pela Sociedade Ginástica.

Desta vez, o treinamento foi ministrado pelo Bombeiro Civil, Evânio Rosado, da Salvate Bombeiros Profissionais, mesma empresa que já presta serviço como Guarda-Vida e será responsável pelo trabalho com bombeiros civis no Carnaval Vermelho e Branco.

Os assuntos abordados foram desde zonas de atendimento, isolamento de área, destinação de cada funcionário até procedimento de retirada da água e primeiro atendimento da vítima.

Os colaboradores que participaram do treinamento foram da área de manutenção, portaria, limpeza, professores e segurança do trabalho.

Programa Piscina + Segura

Além disso, a Sociedade Ginástica se utiliza dos critérios da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), através do Programa Piscina + Segura, para se aperfeiçoar ainda mais.

Com apenas cinco atitudes, já é possível aumentar em 95% a segurança nas piscinas residenciais, de clubes, hotéis, academias e condomínios:

1. Tenha 100% de atenção no seu filho e o mantenha sempre à distancia de um braço;

2. Cobre a presença permanente de um guarda-vidas em piscinas coletivas;

3. Saiba como agir em casos de urgência;

4. Cerque as piscinas, restringindo o acesso de crianças;

5. Use ralos anti-sucção e meios de interrupção da bomba da piscina;

Para os pais, são três as recomendações principais: aprender como agir em emergências aquáticas, não estar a mais do que um braço de distância da criança mesmo na presença de um guarda-vida e restringir a entrada das piscinas residenciais com o uso de grades ou cercas, instaladas a uma altura que impeça crianças de entrarem no recinto da piscina sem estarem acompanhadas de um adulto.

Para estabelecimentos como clubes, hotéis e condomínios, a orientação da Sobrasa é adotar sempre ralos anti-aprisionamento e também um sistema de desligamento da bomba, caso necessário. Além disso, deve-se ter sempre a presença de um guarda-vidas habilitado para o trabalho de prevenção e socorro aquático.