Radioamadores latinos na Ginástica

O Clube de Radioamadores de Novo Hamburgo (Cranha) promove neste sábado e domingo, 21 e 22,  as atividades do 7º Final de Semana dos Faróis Sul Americanos, na Sociedade Ginástica.

O encontro visa a ativação de inúmeros faróis existentes nas costas da Argentina, Uruguai, Chile, Brasil e México e é feita por equipes de radioamadores, que montarão estações transmissoras nestes locais e farão contatos entre as estações participantes.

Além da atividade voltada a divulgação do Radioamadorismo, também acontece um treinamento aos mesmos, pois os radioamadores são considerados Reserva Espacial das Forças Armadas e atuam em casos de calamidades públicas junto à Defesa Civil. No ano de 2014, foram ativados 58 faróis em 7 diferentes países.

O Clube de Radioamadores de Novo Hamburgo ativará 3 estações, transmitindo nas bandas de 80/40/20/15 e 10 metros para contatos a partir das 9h do dia 21 às 18h do dia 22 de fevereiro.

O evento contará com a exposição itinerante do Padre Cientista Roberto Landell de Moura que é o patrono dos radioamadores no Brasil e pioneiro do rádio. A mostra conta com uma réplica de 1 transmissor utilizado por Landell que foi o primeiro a transmitir a voz humana pelo rádio.

O 7º Final de Semana dos Faróis Sul Americanos tem organização do DX Clube Bahia Blanca da Argentina e conta com o apoio da LABRE (Liga Brasileira de Radio Emissão).