Projeto Catavida em parceria com o Vermelho & Branco

Carnaval é tempo de folia e diversão aqui na Sociedade Ginástica, mas sem deixar de lado a sustentabilidade e precauções com o meio-ambiente. Pensando nisto, nossos parceiros do Projeto Catavida, irão atuar após o Vermelho e Branco, coletando os resíduos deixados da festa.

Após o término do baile de carnaval serão recolhidos materiais como: latinhas de refrigerante e cerveja, garrafas PET, vidros, papel, metal e plástico. Todo esse material será catalogado e pesado pelos profissionais da Sociedade Ginástica e encaminhado para a cooperativa que dará o resultado final ao resíduo.

Conheça um pouco sobre o Catavida:

O projeto Catavida visa promover o desenvolvimento de hoje, sem comprometer a qualidade de vida de amanhã. Tem como principal objetivo melhorar o trabalho e renda dos catadores, através de capacitações sobre as coletas antes que os trabalhadores atuem no projeto. Catavida prevê uma maior e melhor qualificação desses trabalhadores, estimulando e desenvolvendo seus meios necessários para uma cadeia produtiva dos materiais recicláveis.

Com base nesses objetivos, são aplicadas ações para o correto funcionamento do projeto, tais como: criação de uma rede de equipe técnica multiprofissional, ações para sensibilizar a comunidade e programa de qualificação profissional no trabalho.

Essas ações desencadeiam a implantação da Coleta Seletiva Solidária, também o armazenamento e comercialização dos materiais recolhidos, transformados em artesanatos pelos próprios catadores.  Tudo isso é pensado de forma contínua, que visa sensibilizar a comunidade, organizações públicas e privadas, no sentido de aproveitamento completo de materiais reciclados e reconhecimento do trabalho do catador como agente ambiental.