Prevenção sem custo para algo que não tem preço: A VIDA

Ontem à tarde, 13, a Sociedade Ginástica foi palco de uma apresentação teatral, mas desta vez a temática chamou a atenção do público pelo seriedade do assunto: a vida. A ação fez parte da Semana Piscina + Segura e contou com a parceria da Brigada Militar, Unimed, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Cerca de 180 pessoas assistiram à palestra sobre prevenção em afogamento e educação nas medidas de segurança em piscinas, ministrada de maneira descontraída por representantes da Brigada Militar – Salva Vidas.

Em seguida, foi a vez da simulação de afogamento que aconteceu em etapas. O casal de atores estava namorando à beira da piscina, quando o homem, por achar que o local não era fundo, se atira na água. Logo, acontece o afogamento. Dois Salva Vidas da Brigada resgatam a vítima, que é encaminhada para os enfermeiros da SAMU e Guardas Municipais. Estes tentam reanimar o homem até que ele volte com a pulsação. Por fim, a Unimed faz o transporte da vítima até o hospital.

Esta história teve um final feliz, mas muitas não terminam assim. Por isso, a Sociedade Ginástica trabalha para que cada vez mais o Clube seja um ambiente seguro. Visando isso, a SGNH está utilizando os critérios da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), através do Programa Piscina + Segura, para se aperfeiçoar ainda mais.

“O número de incidentes em piscinas, rios, mares, lagoas e açudes são altíssimos. Por isso, estas atividades de conscientização são fundamentais tanto pra as crianças quanto para os adultos. O lazer não deve ser um risco, muito menos acabar com vítimas”, destacou o gestor Executivo, Marcos Bock.

campanha_piscina+segura-640x850

Com apenas 5 atitudes, você fornece mais de 95% de segurança contra afogamento em PISCINAS:

Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.

Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula. (Não se aplica a piscinas residenciais)

Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.

Restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.

Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento, redução da sucção por ralo e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.