Prato Principal discute dinâmica emocional

As emoções, e como elas afetam os profissionais, foram o tema central da reunião-almoço promovida pela ACI. No dia 23 de janeiro, o psicólogo e filósofo Édio Kessler, trainner em Programação Neurolinguística e diretor-presidente da empresa Universo Crescer – Aprimoramento Humano discutiu o tema “Dinâmica Emocional de uma Equipe – Compreender as relações interpessoais”.

O primeiro Prato Principal de 2014 foi realizado na Sociedade Ginástica e contou com maciça participação dos empresários, que esgotaram os convites bem antes do evento. “O tema que estamos tratando é muito amplo e faz muita diferença no desempenho das equipes. É um desafio falar sobre isso”, afirmou o palestrante.

De acordo com Kessler, o primeiro passo para o sucesso de uma equipe é ter clareza de para onde está indo. “Quanto maior essa clareza, maior a força motivacional”, assegurou. Por outro lado, o desafio é fazer com que as pessoas se atualizem emocionalmente. “É incrível como temos tanto desenvolvimento a nossa volta, e somos tão desatualizados na nossa dinâmica emocional”, explicou.

Para o palestrante, um dos principais problemas são os traumas que as pessoas carregam. “O ser humano sempre tenta fazer o melhor. O problema é que isso pode não ser o melhor para o outro, e quando é confrontada a pessoa sofre e começa a se travar. São travas emocionais internas que geram medo, e fazem com que a pessoa não renda tudo aquilo que ela pode render”, destacou.

créditos:Fábio Winter & Lu Freitas