Olimpíada Escolar Para Todos incentiva inclusão e esporte na SGNH

Em um clima de alegria e inclusão, mais de 200 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Novo Hamburgo se encontraram no sábado, dia 13 de abril, na Sociedade Ginástica, para participar da primeira etapa da Olimpíada Escolar Para Todos. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação (SMED) e Esporte e Lazer (SMEL), e tem o objetivo de incentivar a prática esportiva, possibilitando o acesso a diferentes modalidades, para todos os alunos. A primeira competição realizada foi a natação, que contou com a participação de 20 escolas.

O diferencial da Olimpíada Escolar Para Todos é que ela inclui, de maneira participativa, os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), e na ocasião da abertura dos jogos, cerca de 100 crianças tiveram o auxílio de instrutores para praticar a natação. Segundo a professora Vera Lúcia Costa Fagundes, de 52 anos, que acompanhou seus alunos do Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes, a iniciativa da Prefeitura é muito boa. “Esta é uma grande realização, pois mescla e promove através do esporte a união e a inserção de escolas e alunos de inclusão”, descreveu.

Durante a competição, o entorno da piscina da Sociedade Ginástica ficou repleto de pais, professores e alunos que tornaram-se além de competidores, torcedores, apoiando colegas nas mais de 60 provas realizadas durante o dia. Aluna do 7º ano da Escola Municipal Martha Wartenberg, Cláudia Peres Delly, 12, tem paralisia cerebral, mas isso não a impossibilitou de, ao final da atividade, receber uma medalha. “Gostei muito de ter participado, no ano passado eu vim, mas só para olhar”, disse estampando um sorriso no rosto.

créditos:Paulo Rodrigo/SGNH