Líbero da Voleisul/Paquetá Esportes projeta temporada de conquistas

Rafael Koettker desembarcou no Rio Grande do Sul com um objetivo claro: vestir a camisa da Voleisul/Paquetá Esportes e com ela vencer campeonatos. Aos 30 anos, o atleta chega para dar ainda mais experiência ao time e qualificar a recepção e a defesa da equipe que se prepara para a disputa do Campeonato Estadual Masculino de Vôlei, a partir do dia 6 de setembro.

Muito antes de se destacar no vôlei, no entanto, Rafael provou ser um ótimo atleta em outros esportes. Antes de iniciar a carreira nas quadras, aos 11 anos, o jogador natural de Blumenau (SC) passou pelo judô, atletismo, futsal e punhobol. “A escola onde eu estudava dava muito valor ao esporte, então pratiquei várias modalidades. Depois de começar no vôlei, o professor me incentivou a continuar, e eu acabei me tornando profissional”, lembra.

Dentro da quadra, Rafael também provou ser polivalente. “Já fui considerado alto na adolescência”, brinca. “Já joguei como ponta e como central, no infanto. O tempo passou, e o restante do time ficou mais alto do que eu. Até que o treinador me chamou e disse que eu teria mais chances no esporte e na seleção brasileira se jogasse como líbero”, explica o jogador de 1m80 de altura.

A opção deu certo, e Rafael construiu uma carreira sólida no esporte. O atleta tem passagens pelas seleções de base do Brasil, defendeu grandes clubes brasileiros e adquiriu experiência no exterior, defendendo o Benfica, de Portugal. “Me encontrei na posição. Agora, jogando pela Voleisul/Paquetá Esportes, tenho o objetivo de ganhar títulos, de deixar meu nome marcado nesta cidade que tem tanta tradição no vôlei”, destaca.

ADAPTAÇÃO RÁPIDA – Com o grupo recém-formado para a temporada, Rafael garante que o entrosamento tem sido rápido. “A adaptação foi muito boa. Me entrosei com o restante do grupo, gostei da cidade, que eu já conhecia. Tudo está indo realmente muito bem. Eu também já conhecia o Paulo Roese, e isso também facilita para um atleta recém-chegado. Olhando a equipe que estamos formando, e a estrutura disponível, temos tudo para conquistar as vitórias”, afirma. A equipe segue treinando em dois turnos, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, sob o comando do técnico Paulo Roese.

Ficha técnica

Nome: Rafael Koettker

Posição: Líbero

Idade: 30 anos

Naturalidade: Blumenau (SC)

Clubes: Barão de Blumenau, Unisul, Cimed, Bento Vôlei, Fátima/Medquímica/UCS, Ulbra, Benfica, Olímpico Mart Minas, RJX.

Além da Paquetá Esportes, patrocinador máster da equipe, a Voleisul conta com patrocínio da Doctor Clin e da Flytour e com apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – Pró-Esporte.

créditos:Divulgação O líbero Rafael treina com o time da Voleisul/Paquetá Esportes