Ginástica é sede dos Jogos do IFRS

O estímulo à prática desportiva, o fortalecimento de laços e a integração entre alunos de diferentes campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foram potencializados pela realização dos Jogos do IFRS. O projeto, iniciado em 2014, em Bento Gonçalves, é voltado para estudantes de até 19 anos, e tem sido sucesso de público e organização.

Dentre as modalidades esportivas estão basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, handebol, atletismo e futebol. As equipes campeãs, tanto no masculino quanto no feminino, participam dos jogos regionais dos Institutos Federais, que reúne os seis IFs da região sul do país. Os vencedores da fase regional disputam os jogos nacionais dos Institutos Federais.

Reunindo um total de 1.667 estudantes nas quatro primeiras edições, os jogos não se resumem às práticas desportivas, mas são também oportunidades para trocas culturais e aproximação dos alunos dos diferentes campi da instituição. Momentos proporcionados por iniciativas como as atividades de lazer: gincana com adivinhação e oficina de teatro, realizadas pelos alunos do curso Tecnólogo em Gestão Desportiva e de Lazer do Campus Restinga, que garantiram parte do suporte técnico, na execução e organização das três últimas edições.

A grande novidade da edição de 2018 é que os jogos serão realizados em duas etapas e terão duas novas modalidades: “atletismo e futebol”. A primeira etapa ocorrerá de 17 a 19 de maio, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, com competições de vôlei, futsal, handebol, basquete, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. A segunda, em 23 de maio, contemplará futebol e atletismo, no Campus Ibirubá. Já estão confirmadas a presença de aproximadamente 760 atletas.

Ginástica é sede dos Jogos do IFRS