Gaúchos dominam na Copa Farroupilha de Tênis

Os atletas do Rio Grande do Sul conquistaram a maioria dos títulos na disputa da Copa Farroupilha de Tênis, torneio válido pelo ranking nacional encerrado neste domingo, 28, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. Das oito categorias de Simples em disputa, os gaúchos venceram em cinco, além de quatro vice-campeonatos. Das cinco categorias de Duplas, o RS sagrou-se campeão em quatro delas, sem contar outros dois vice-campeonatos. Além dos gaúchos, participaram do torneio atletas do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

“Foi uma grande honra para nós sediarmos esta competição. No que depender do clube, estamos prontos para novos eventos. A Copa Farroupilha trouxe resultados positivos sob todos os aspectos, principalmente o de fazer crescer o tênis por aqui”, avaliou o gestor executivo da Sociedade Ginástica, Marcos Bock, que acompanhou de perto todos os dias da competição.

MELHOR RESULTADO DO ANO – O gaúcho de São Leopoldo Pietro Silva comemorou ao lado da família e do técnico Litos Zwetsch o melhor resultado da temporada. Na final dos 16 anos masculino, ele levou a melhor sobre o porto-alegrense Gabriel Nery, marcando 6/2 e 6/1. “No início eu não estava com muita confiança. Mas durante o torneio fui evoluindo a cada jogo e estou feliz por esta conquista”, avaliou o campeão, que treina no São Leopoldo Tênis Clube.

Na categoria 18/25 anos, o título no masculino ficou com Nicolas Cavalheiro, de Caxias do Sul, que na final bateu o paranaense Felipe Fonseca por 6/4 e 6/3. No feminino, a vitória foi da catarinense Izabella de Pitta, que venceu a gaúcha Veronika Viegas por 7/6(4) e 6/0. Nesta categoria, além do troféu, os vencedores receberam duas diárias no Hotel Bangalôs da Serra, em Gramado, um rodízio de foundue no St. Gallen Restaurant, também em Gramado, e uma cesta de brindes oferecida pela Unimed VS.

A Copa Farroupilha teve o apoio da Fundergs – Secretaria do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Unimed VS, Bebidas Fruki, Paquetá Esportes, Hotel Bangalôs da Serra, de Gramado, St. Gallen Restaurant, também localizado em Gramado, e Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. A supervisão foi da Federação Gaúcha de Tênis (FGT) e da Confederação Brasileira de Tênis. A Head foi a bola oficial da Copa Farroupilha. A organização foi da Quadra Eventos.

 GALERIA DE CAMPEÕES

SIMPLES MASCULINO

12 anos – Guilherme Barbosa Toresan (RS) derrotou Victor Ribeiro Batista (PE) – 7/6(1), 6/4

14 anos – Henrique Strapazzon Klann (SC) d. Gustavo Barreto (RS) – 6/2, 1/6, 6/2

16 anos  – Pietro Oliveira Gonçalves da Silva (RS) d. Gabriel Preusser Nery (RS) – 6/2, 6/1

18/25 anos – Nicolas Falcão Cavalheiro (RS) d. Felipe Capra Fonseca (PR) – 6/3, 6/4

SIMPLES FEMININO

12 anos – Rafaela Manfrin (RS) d. Roberta Armani (SP) – 6/3, 6/2

14 anos – Letícia Zoratto Lunge (RS) d. Lívia Martins Tavares da Silva (RS) – 6/2, 6/2

16 anos – Rafaella Gonçalves Sampaio (SP) d. Ana Gabriela Cemensati (PR) – 6/4, 6/3

18/25 anos – Izabella de Pitta (SC) d. Veronika Viegas (RS) – 7/6(4), 6/0

DUPLAS MASCULINO

12 anos – Victor Batista / Matheus Queiroz (PE/SP) d. Eduardo Almeida / Adriel Santos (PR) – 6/0, 6/1

14 anos – Antônio Pruner Neto / Guilherme Reis (SC/RS) d. Andre Cezer / Leonardo Frederico (SC) – 6/2, 6/3

16 anos – Gabriel Nery / Rafael Ferrazza (RS) d. Carlos Fernandes / Gabriel Boscardin (SC) – 6/1, 7/6 (4)

18/25 anos – Stefano Blatt / Nicolas Cavalheiro (RS) d. Matheus Rohde / Sergio Araujo (RS) – 6/0, 6/2

DUPLAS FEMININO

14 anos – Letícia Lunge / Nicole Beidacki (RS) d. Antonella Moschen / Luiza Tavares da Silva (RS) – 6/3, 6/4

créditos:Divulgação/De Zotti - Assessoria de Imprensa