Faróis latinos são tema de encontro na Ginástica

No último final de semana, 21 e 22, reuniram-se na Sociedade Ginástica diversos radioamadores latinos para participarem do 7º Final de Semana dos Faróis Sul Americanos.

O encontro visou a ativação de inúmeros faróis existentes nas costas da Argentina, Uruguai, Chile, Brasil e México e foi feita por equipes de radioamadores, que montaram estações transmissoras nestes locais e fizeram contatos entre as estações participantes.

Além disso, aconteceu um treinamento com a pretensão de estimular esse nobre passatempo, já que o radioamadorismo tem valor inestimável para o país em tempos de emergência e como elemento militar, na guerra.

O evento contou também com uma exposição itinerante do Padre Cientista Roberto Landell de Moura, patrono dos radioamadores no Brasil e pioneiro do rádio, como também com uma réplica de 1 transmissor utilizado por Landell que foi o primeiro a transmitir a voz humana pelo rádio.

O 7º Final de Semana dos Faróis Sul Americanos teve organização do DX Clube Bahia Blanca da Argentina e contou com o apoio da LABRE (Liga Brasileira de Radio Emissão).