Entusiasmo e muito esporte nos Jogos do IFRS

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, a Sociedade Ginástica foi sede da segunda edição dos Jogos do IFRS – Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Cerca de 400 estudantes atletas participam do evento, em atividades competitivas e de integração nas modalidades: futsal, voleibol, handebol, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia; categorias masculino e feminino de 12 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Sertão e Vacaria.

Entre os objetivos está incentivar a prática de esportes e a busca por uma melhor qualidade de vida nos estudantes do IFRS. Os jogos também definiram as equipes que representarão a instituição nas etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais. A etapa regional ocorrerá em outubro na Sociedade Ginástica. A nacional será de 12 a 15 de novembro em Goiânia.

Durante os três dias também ocorreram oficinas de integração, ministradas por alunos do curso Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, do Campus Restinga. Entre os temas abordados estão jogos tradicionais, cooperativos, circenses, de adivinhação, escolares e de cartas; gincana recreativa e de perguntas; literatura cordel; práticas de dança e teatrais.

Representando a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, salientou que a realização dos jogos é um sonho da instituição, concretizado graças ao apoio de todos. “Trabalhamos para que os jogos façam parte da cultura e da identidade de nossa instituição”, disse, complementando: “Atividades como essas reforçam o caráter de inteiro, de unidade do IFRS”.