Encontro dos alunos do judô paralímpico será no sábado na Ginástica

Os alunos do judô paralímpico do Projeto Desportivo Vale dos Sinos, patrocinado pela Paquetá Esportes, estarão reunidos no sábado, dia 19, das 9 horas às 10h30, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. O encontro tem o objetivo de promover a confraternização entre os participantes das diferentes turmas e seus familiares.  O programa, direcionado para a iniciação da prática esportiva visando às competições, reúne crianças com deficiência visual, dos oito aos 14 anos de idade, matriculadas nas escolas do Vale dos Sinos.

Gilmar Schneider, coordenador técnico do programa, observa que a prática do judô traz muitos benefícios para os jovens com deficiência visual. “O judô possibilita a independência na locomoção, a melhora na postura corporal, o treinamento dos sentidos, entre outros benefícios, contribuindo para a autoestima e a autorealização desses jovens”, observa. Gilmar lembra que, antes de ingressarem no projeto, as crianças participaram de uma aula experimental. “Nem eles tinham a noção de que eram capazes de praticar o judô”, salienta.

As aulas de judô paraolímpico são ministradas duas vezes por semana, às segundas e às quintas-feiras, no turno da manhã ou no turno da tarde, no espaço de artes marciais na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. O programa disponibiliza transporte para os alunos e fornece camiseta e quimono. “Temos a certeza que as crianças que já estão conosco são um exemplo a ser seguido, valorizando o fato de terem acreditado na qualidade de vida proporcionada pelo esporte e nos valores que ele nos ensina. Queremos receber mais crianças interessadas em fazer parte deste programa”, afirma o diretor executivo do Projeto Desportivo Vale dos Sinos, Tiago Hoefelmann.

O programa do judô paraolímpico integra o Projeto Desportivo Vale dos Sinos, responsável também pela equipe da Voleisul/Paquetá Esportes, criada em dezembro de 2013. Além disso, planeja a realização de cursos de capacitação para professores de vôlei nas escolas da região. Os jovens interessados em participar do programa podem entrar em contato com a secretaria da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, pelo telefone (51) 3584-3900 ou pelo email gilmar@pajova.com.br.