Copa Inter-Empresas Futebol Society Sinoscar

A Sociedade Ginástica em parceria com a Sinoscar realizará a Copa Inter-Empresas Futebol Society Sinoscar. A competição será realizada do dia 06 de julho a 03 de agosto, sendo os jogos realizados aos sábados. As partidas acontecem na quadra de grama sintética da SGNH, na categoria livre (acima de 16 anos). As disputas acontecem em um tempo único com 20 minutos mais acréscimos, que ficarão à critério dos árbitros. Exceção apenas para a final, que será disputada em dois tempos de 15 minutos cada e um intervalo de 5 minutos. Não haverá a permissão para solicitação de tempo técnico por parte das equipes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de junho.  Outras informações através do email esporte@ginasticanh.com.br ou pelo telefone: 3584.3900. A competição conta com o apoio Sociedade Ginástica, Sinoscar, Sprint Academia, MS Esportes e Mania FC.  

Regra 01

Inscrições

01-      Sera´ preenchia uma Ficha de Inscrição Oficial da Equipe pelo organizador para inclusão dos   nomes dos atletas   ,datas de nascimentos  e documento para fins de inscrição dos  14 atletas e um técnico ,conforme a categoria  a ser disputada no evento,  e estes poderão ter ou não ter vinculo empregatício com a empresa .

02-      Antes de cada jogo devera ser apresentada a organização os documentos dos atletas inscritos constante na Ficha de Inscrição Oficial , pelo técnico ,ou  por um representante da equipe para conferencia.

03-      Não poderão ser incluídos ou substituídos atletas que não constarem na Ficha de Inscrição Oficial fornecida a organização.Atleta que não apresentar a documentação constante na   Ficha de Inscrição Oficial  , não  poderá participar do(s) jogo(s).

04-      A categoria em disputa ou na idade (mínima ) especificada para estar apto a participar  do evento , valera  o ano em   que  completará   a idade  estipulada .

Regra 02

Tempo de Jogo

01 – Os jogos serão disputados dois(2) tempo único com 20 minutos mais acréscimos que ficarão a critérios dos árbitros  e um intervalo de 5 minutos.

02 – Haverá a permissão para solicitação de um(1) tempo técnico por parte das equipes em cada tempo.

Regra 02.1

Início e Reinício de Jogo

01 – Para início de jogo a escolha de campo ou pontapé inicial será sorteada utilizando-se uma moeda.

  • O lado favorecido escolherá a saída de bola ou o lado do campo a defender, sendo que a utilização do banco de reserva deverá ser do lado que a equipe defende.
  • Com o apito do árbitro a partida será iniciada por um dos atletas que movimentará a bola, que deverá estar imóvel no centro do campo e deverá mover-se para a frente.
  • Todos os atletas deverão estar em seu campo de defesa e, os do quadro contrário ao que estiver dando a saída de bola, a uma distância maior do que os 5 metros da linha da bola.
  • A bola só entrará em jogo após ser tocada e mover-se para frente.
  • O atleta que der o pontapé inicial não poderá tocar na bola antes que o outro atleta tenha o feito.

Penalidade: Tiro livre indireto contra a equipe do infrator.

  • Depois de consignado um tento, a partida será reiniciada da mesma forma, por atleta da equipe que sofreu o gol. Será passível de punição o atleta da equipe que efetuou o gol, se o mesmo retardar o início do jogo.

Regra 03

Atletas

1-       A partida será disputada por 2 equipes, cada uma composta por sete atletas, onde um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. É obrigatório para se iniciar o jogo, no mínimo 6 atletas, pode ficar reduzida a até 4 atletas durante a partida.

2-       Quando uma ou ambas as equipes ficarem reduzidas a menos de 4 atletas, seja por qual motivo for, a partida deverá ser encerrada e esta equipe perderá os pontos do jogo, seja qual for o placar. Caso ambas fiquem reduzidas, nenhuma somará pontos, embora o placar técnico se mantenha para fins estatísticos.

3-       Poderá ser registrado em súmula no máximo 14 atletas por equipe.

4-       As substituições são ilimitadas, mas apenas com a autorização do árbitro. A entrada e saída de atletas deverão ocorrer pelo local pré-determinado.

5- Somente poderão entrar em quadra os atletas que estiverem devidamente uniformizados e Inscritos na Ficha Oficial do Evento e   na súmula do jogo ,tendo que  apresentarem a carteira de identidade ou habilitação, para conferencia da inscrição. O mesmo se aplica ao integrante da comissão técnica.

6- Serão permitidos apenas 1 integrante da comissão técnica além dos 14 atletas inscritos, ou seja, cada equipe poderá ter no máximo 15 integrantes, 7 em quadra mais 8 fora.

Regra 04

Uniforme

01 – Um atleta não poderá usar nada que possa ser perigoso aos demais atletas.

02 – O uniforme dos atletas consistirá de: camisa de meia manga ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, tênis apropriado. Cada equipe deverá ter um jogo de uniforme igual. O atleta que tocar na bola sem estar devidamente uniformizado estará cometendo uma infração.

Penalidade: Tiro livre indireto contra a equipe do infrator e penalização com cartão amarelo.

03 – O goleiro usará uniforme de cor diferente dos demais atletas, sendo permitido, a título de proteção, usar calça de agasalho própria para a prática do esporte.

04 – Os atletas deverão usar nas costas das respectivas camisas, números 01 a 99, não sendo permitida a repetição de números na mesma equipe.

05 – O atleta que tirar sua camisa por completo antes do final da partida será punido disciplinarmente, com cartão amarelo, seguindo as regras do jogo.

Regra 05

Condições de jogo e fora de jogo

01 – A bola estará fora de jogo:

  • Quando ultrapassar completamente, pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatórias do campo de jogo.
  • Quando o jogo for interrompido pelo árbitro.
  • Tocar na rede de proteção superior. Quando ocorrer será cobrado lateral do local mais próximo de onde ocorreu.

02 – A bola estará sempre em jogo em todas as outras ocasiões, do início ao fim do jogo, em todas as outras situações que possam ocorrer não mencionadas acima:

Regra 06

O Gol Marcado

01 – A não ser quando das exceções previstas na regra do jogo, o tento será válido quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de fundo entre os postes de meta, contanto que não tenha sido levada, lançada ou intencionalmente golpeada com a mão ou com o braço por um atleta do quadro atacante, exceto o caso do goleiro, quando estiver dentro da sua própria área penal.

02 – Nenhum tento poderá ser validado, de forma alguma, proveniente do arremesso de mão pelo goleiro, mesmo com a participação do goleiro adversário, este postado dentro da sua própria área de penal.

PENALIDADE: Tiro de meta para o goleiro da equipe adversária, que deverá recolocar a bola em jogo utilizando as mãos.

03 – Não será validado gol de tiro de canto e arremesso lateral, sem que a bola tenha tocado em algum jogador adversário. Caso este toque realmente ocorra, o gol será validado normalmente.

Regra 07

Tiro Livres

01 – Serão contados 7 passos do ponto em que a bola esta colocada para a formação da barreira, por parte da equipe adversária.

02 – As faltas e infrações são punidas da seguinte maneira:

03 – Tiro Livre Direto:

– Um tiro livre direto é concedido à equipe adversária se um jogador cometer uma das seguintes seis faltas de uma maneira que o árbitro considere imprudente, temerária ou com uso de uma força excessiva:

· chutar ou tentar chutar um adversário

· dar ou ter a intenção dar uma rasteira em um adversário

· saltar sobre um adversário

· dar um tranco em um adversário

· agredir ou tentar agredir um adversário

· empurrar um adversário

04 – Um tiro livre direto também é concedido à equipe adversária se um jogador cometer uma das seguintes quatro faltas:

· dar uma entrada (“carrinho”) em um adversário para ganhar a posse

de bola, tocando-lhe antes do que a bola

· segurar um adversário

· cuspir em um adversário

· tocar na bola com as mãos deliberadamente (exceto o goleiro dentro de sua própria área penal)

Penalidade: O tiro livre direto é executado do lugar onde ocorreu a falta.

05 – Tiro penal

Um tiro penal é concedido se um jogador comete uma das faltas mencionadas acima dentro de sua própria área penal, independentemente da posição da bola, desde que a mesma esteja em jogo.

06 – Tiro livre indireto

Um tiro livre indireto é concedido à equipe adversária se um goleiro cometer uma das seguintes quatro faltas dentro de sua própria área penal:

· demorar mais de seis segundos para repor a bola em jogo enquanto a controla com suas mãos;

· voltar a tocar a bola com as mãos depois de tê-la colocado em jogo e de nenhum jogador tê-la tocado;

· tocar na bola com as mãos depois que a mesma lhe foi deliberadamente chutada por um companheiro;

· tocar na bola com as mãos depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral executado por um companheiro;

07 – Um tiro livre indireto também é concedido à equipe adversária se um

jogador, na opinião do árbitro:

· jogar de forma perigosa

· impedir o avanço de um adversário

· impedir o goleiro de soltar a bola de suas mãos

Regra 08

Tiro de Meta

01 – Quando a bola ultrapassar inteiramente, pelo solo ou pelo alto, a linha de fundo, com exceção da parte compreendida entre os postes de meta, após ter sido tocada por último por atleta da equipe atacante, será concedido tiro de meta a equipe adversária.

02 – O tiro ou arremesso de meta deverá ser cobrado pelo goleiro obrigatoriamente com as mãos, não sendo necessária esta quicar em sua quadra primeiro antes de cruzar a linha que demarca o centro da quadra.

OBS: Será válido o arremesso mesmo quando o goleiro colocar as mãos para fora da área, neste caso será levado em consideração a posição de seus pés, que poderão estar parcialmente sobre a linha ou completamente dentro da área.

a) A bola estará em jogo somente no momento em que sair por inteiro da área penal, não podendo o adversário ou companheiro de equipe recebê-la dentro dessa área.

b) A bola não poderá ser tocada novamente pelo atleta que executar o tiro de meta, a não ser após ter sido tocada por outro atleta.

PENALIDADE: Se o atleta que executar o tiro de meta, depois de fazê-lo, tocar na bola antes desta ter sido tocada por outro atleta deverá ser marcado um tiro livre indireto a favor da equipe adversária no local onde ocorreu a infração. A menos que esta tenha sido tocada dentro de sua arena penal.

Se cometida na área de meta da equipe adversária, o tiro livre será executado de qualquer ponto dentro da mesma.

3 – O tempo máximo para a cobrança de TIRO ou ARREMESSO de META será de 06 segundos, após a autorização do árbitro.

PENALIDADE:

Tiro livre indireto na linha da área penal, perpendicular a linha de meta.

Regra 09

Arremesso de Canto

01 – Quando a bola ultrapassar inteiramente, pelo solo ou pelo alto, a linha de fundo, com exceção da parte compreendida entre os postes de meta, após ter sido tocada pela última vez por um atleta da equipe defensora, será concedido tiro de canto a equipe adversária.

a)      O executor do TIRO de canto arremesso, no momento do lançamento, deverá estar postado na interseção das linhas de fundo e lateral, de frente para o campo, com um pé fora da quadra e a bola posicionada em cima da linha.

PENALIDADE: Se o tiro de canto for cobrado de maneira irregular, o árbitro ordenará cobrança de TIRO DE META em favor da equipe adversária.

 b) A bola não poderá ser tocada novamente pelo arremessador, a não ser após ter sido tocada por outro atleta.

PENALIDADE: Tiro livre indireto em favor da equipe adversária no local onde ocorreu a infração. Se dentro da área de meta da equipe adversária, poderá ser executado de qualquer ponto dentro da mesma.

02 – O tempo máximo para a cobrança será de 05 segundos após a autorização do árbitro.

PENALIDADE: Reversão em tiro de meta a favor da equipe adversária.

 03 – Os atletas do quadro oposto ao daquele que executar o arremesso de canto não poderão aproximar-se a menos de 02 m da bola, até que esta esteja em jogo.

04 – Havendo qualquer outra infração, o arremesso será repetido.

Regra 10

Arremesso Lateral

 01 – A bola será reposta em jogo com um arremesso lateral sendo executado do ponto de onde a bola saiu.

Deverá ser executado com os pés, sendo que a bola deverá estar em cima da linha e um dos pés fora da quadra.

Se as instruções não forem seguidas será denominado arremesso lateral em favor da equipe adversária, sendo considerada reversão.

A bola não poderá ser tocada novamente pelo mesmo atleta, a não ser após ter sido tocada por outro atleta.

Regra 11

Cartões Disciplinares

01 – Os atletas serão penalizados com cartões amarelo ou vermelho

02 – Recebendo 2 cartões amarelos na partida, automaticamente o atleta receberá o cartão vermelho, ficando a equipe com um jogador a menos.

03 – Recebendo cartão vermelho o atleta estará fora da partida não podendo entrar ninguém em seu lugar e também suspenso da partida seguinte.

04 – Acumulando 2 cartões amarelos o atleta estará fora da partida seguinte, não sendo zerado os cartões nas próximas fases da copa..

5        – Se um atleta já tiver recebido um cartão amarelo no torneio e em algum jogo a seguir receber mais um amarelo e posteriormente um vermelho, ele cumprirá um jogo de suspensão devido ao cartão vermelho, mas quando retornar continuará com um cartão amarelo proveniente do primeiro jogo em que foi advertido.

6        – Jogadores e comissão técnica que forem expulsos serão aplicados às mesmas regras.

7        – Não há necessidade de se mostrar cartões para atletas no banco de reservas, mas sim é necessário se fazer cumprir as determinações do árbitro.

8   – Não serão toleradas quaisquer tipo de agressões físicas , sendo o jogador  e sua equipe automaticamente excluídos do evento.   

FORMATO DO TORNEIO

A DEFINIR CONFORME NÙMERO DE INSCRIÇÕES

Os jogos serão realizados sempre aos sábados das 10h as 17h  , jogando nos grupos entre si  e classificando 2 primeiros de cada grupo para a Etapa Final 

Critérios de desempate para a 1º Fase

1º Vitórias

2º Confronto direto (exceto em caso de empate entre 3 times)

3º Saldo de gols

4º Gols Feitos

5º Menor número de cartões vermelhos.

6º Menor número de cartões amarelos.

7º Sorteio

  • Em caso de WO, o resultado da partida será de 2 a0. A equipe que não comparecer para partida será automaticamente eliminada da competição. (exceto se for a 1ª partida da equipe).
  • Para o primeiro jogo do dia terá tolerância de 10 minutos de atraso. Para os demais jogos a tolerância será de 5 minutos.
  • Se uma equipe sair do campeonato e não jogar alguma das partidas, todos os jogos que essa equipe participou terão o resultado de 2 a 0 para o time adversário.

Critérios de desempate para as fases eliminatórias:

Em caso de empate no tempo regulamentar, o jogo será decidido nos pênaltis, com 3 cobranças para cada equipe.

*As equipes poderão escolher apenas 7 atletas para estarem em quadra na disputa.

O REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES ANTECIPADAS A CRITÉRIO DOS SEUS ORGANIZADORES, MAS QUE SERÃO AVISADAS PRÉVIAMENTE AOS RESPECTIVOS CAPITÃES OU RESPONSAVEIS , E OS MESMOS SE RESERVAM O DIREITO DESTAS DESCISÔES PARA O BOM ANDAMENTO DO MESMO.

PREMIAÇÃO

 Serão premiados os 3 primeiros colocados do evento com troféus e medalhas

Artilheiro: Será artilheiro do campeonato o atleta que fizer mais gols durante o torneio. Em caso de empate, será eleito o atleta que jogou menos partidas. Persistindo o empate, será eleito o atleta da equipe melhor colocada no final da competição.

Goleiro Menos Vazado: Será goleiro menos vazado o goleiro  que menos sofreu gol. Em caso de empate, será eleito o goleiro que jogou menos partidas. Persistindo o empate, será eleito o goleiro da equipe melhor colocada no final da competição.