Alunos do judô paralímpico confraternizam em encontro realizado na SGNH

Os alunos do judô paralímpico do Projeto Desportivo Vale dos Sinos, patrocinado pela Paquetá Esportes, estiveram reunidos na manhã deste sábado, dia 19, no espaço das artes marciais da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. O evento teve o objetivo de promover a confraternização entre os alunos e os judocas da equipe de judô do clube hamburguense. O programa, direcionado para a iniciação da prática esportiva visando às competições, reúne crianças com deficiência visual, dos oito aos 14 anos de idade, matriculadas nas escolas do Vale dos Sinos.

O encontro serviu também para que pais e familiares dos alunos do programa paralímpico conhecessem como se desenvolve uma aula e observassem a evolução de seus filhos. “A prática do esporte trabalha aspectos como disciplina, postura e agilidade”, disse Gilmar Schneider, coordenador técnico do programa.

Victor Ariel dos Santos Paz, de 10 anos e estudante da quarta série do Ensino Fundamental, deixou o tatame muito feliz. “Eu gosto muito de fazer o rolamento e quando chega a hora da luta”, contou. Sua mãe, Janete, ressaltou que o menino está muito empolgado com a oportunidade de aprender e praticar judô. “Ele vem para as aulas muito contente”, garantiu.

O evento teve a presença do vereador Roger Correa (PCdoB), de Novo Hamburgo, que destacou a importância do projeto para a comunidade. “Programas como este, que trabalham a inclusão por meio do esporte, precisam ser valorizados. É importante que todos percebam o potencial que o esporte tem para a educação”, disse Roger.

As aulas de judô paralímpico são ministradas duas vezes por semana, às segundas e às quintas-feiras, no turno da manhã ou no turno da tarde, no espaço de artes marciais na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. O programa disponibiliza transporte para os alunos e fornece camiseta e quimono. Os jovens interessados em participar do programa podem entrar em contato com a secretaria da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, pelo telefone (51) 3584-3900, ou pelo email gilmar@pajova.com.br.

O programa do judô paraolímpico integra o Projeto Desportivo Vale dos Sinos, responsável também pela equipe da Voleisul/Paquetá Esportes, criada em dezembro de 2013. Além disso, planeja a realização de cursos de capacitação para professores de vôlei nas escolas da região.